O IP 192.168.0.1 é um dos principais endereços pelos quais os roteadores brasileiros se conectam ao painel central de configuração, onde também se pode alterar a senha e uma série de outras opções.
Essa numeração é chamada de IP padrão porque é um dos endereços que os roteadores e os modens mais utilizam para que o painel de configuração seja acessado.
Inserindo-se o endereço http://192.168.0.1 em qualquer navegador, os internautas acessam um painel que requer usuário e senha.
#Passo 1: Logando com o IP
Se você sabe que o endereço IP de conexão com o roteador é 192.168.0.1, faça o seguinte:
- [No computador] Abra seu navegador de internet preferido e digite o endereço abaixo, ou somente clique nele:
http://192.168.0.1
- Após clicar no link acima, surgirá então uma tela parecida com essa abaixo:
Na tela acima são solicitadas duas informações:
- Usuário
- Senha
As informações de login vem definidas já de fábrica e você pode acompanhar esses dados na parte de trás do seu roteador wi-fi, veja abaixo:
- Feito o login no aparelho você já entra diretamente na tela de opções de configuração interna do roteador. Caso você não encontre o adesivo na traseira do aparelho, consulte essa lista.
#Passo 2 – Configuração Completa
Veja a configuração do zero nesse vídeo, passando desde a instalação do equipamento até a mudança do nome da rede e senha do wi-fi, veja:
Veja nesse vídeo como configurar seu roteador pelo IP 192.168.0.1
#Endereço http://192.168.O.1
Os motivos para que os roteadores sejam personalizados não é exatamente gosto: é porque os usuários têm formas diversas de usar a Internet.
Além disso, também há configurações que independem do que os internautas querem: ou elas são realizadas, ou o roteador e o modem não são usados.
Com o 192.168.0.1 no navegador e tendo-se usado o “enter”, o internauta tem de ver algumas caixas de diálogo e, como ele não terá ainda senha e nome de usuário, ele vai clicar em “registrar-se” ou em algo semelhante.
Nesse momento, os clientes vão inventar a sua senha e o seu nome de usuário e gravá-los.
No caso, pode acontecer das informações de login estarem definidas pela fabricante, assim sendo basta consultar o manual e verificar as informações.
Quando o roteador mostra que o login não está certo, significa que ele possui um login na sua memória e que ele está com a fabricante: se esse login não for visualizado no manual de instruções e não estiver na etiqueta, vai ser fundamental ligar para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
O “admin” que se sugere no 192.168.0.1 é o mesmo que o login explicado?
Se os usuários não pudessem acessar de maneira emergencial o seu painel de configuração, seria bem complicado que o roteador continuasse funcionando.
Afinal, até defeitos de conexão podem ser gerenciados utilizando o painel e os usuários podem mesmo não lembrar tanto da senha quanto do nome de usuário.
Todavia, há o mecanismo do “admin”: ele é inserido no lugar do login e mostra as funções que este também mostra. Isso faz com que alguns usuários questionem porque precisam ter um nome de usuário e uma senha se eles podem ter o “admin”.
O motivo para que as fabricantes requeiram os logins verdadeiros é a segurança: quando se tem uma senha e um nome de usuário, a conexão que passa pelo modem ou pelo roteador é mais segura.
Por isso, é preciso que o equipamento fique sempre com um login de verdade: quando o usuário acabar qualquer correção que deseje por meio do “admin”, ele tem de sair e de fazer mais um login (ou pedi-lo, se a fabricante forneceu o último).
Usando o 192.168.0.1, pode-se configurar também o wireless?
O Internet Protocol que está sendo mencionado é a ferramenta mesmo para que os internautas configurem esse tipo de conexão, servindo mesmo que ela fosse banda larga.
Antes, o usuário vai procurar o “mode” e escolher o PPPOE: para os que não sabem em que parte do painel de configuração essa função fica, é só visualizar o manual de instruções.
Outra recomendação que é válida com relação ao PPPOE é que os internautas não o substituam se o manual de instruções não pedir isso.
Existe motivo para que se sugira de cara esse tipo de “mode”: ele é o mais aceito pelos equipamentos e é um risco selecionar outro que a fabricante não indique.
O risco, de fato, é que o internauta realize toda a configuração e acabe sem a conexão, precisando recomeçar.
Após o “mode”, os internautas poderão procurar onde está a configuração de wi-fi (que também é indicada pelo manual de instruções) e colocar o nome da sua rede.
O campo que vem depois é o da senha e ele poderá ficar em branco ou o usuário pode retornar depois e incluir alguma senha.
Veja também:
O contrário também pode: o internauta que quiser adicionar uma senha naquela hora e, após, precisar deixar a conexão sem chave de segurança só tem de ir ao painel e exclui-la.
Além do nome da rede e da chave de segurança, uma parte primordial das configurações de wireless é chamada de status.
Para que esse internauta acompanhe se a provedora está cumprindo isso, é só ele achar o “status” dentre as configurações e observar qual é a numeração que está indicada: aquela numeração será a dos megabytes.
Observação: Não confunda o endereço 192.168.0.1 com o 192.168.01
O 192.168.0.1 tem alguma relação com o channel?
Juntamente às outras configurações, o channel é uma das que estão presentes no painel de configuração e ela é mesmo associada ao 192.168.0.1.
O channel é para ser empregado se a conexão parar ou se ela ficar muito devagar: isso pode significar que existem outros dispositivos usando o mesmo channel e que ele está lotado.
No painel de configuração, tem-se o “channel”, normalmente, próximo ao “mode”.
Esse channel vai ter muitas numerações e o usuário pode, livremente, trocá-las até encontrar aquele que está menos congestionado.
O internauta vai muda-lo, salvar e depois voltar à navegação. Se ela segue lenta, ele pode retornar e trocar de novo.
Essa funcionalidade só vai ajudar se o sinal do wireless não estiver com interrupções: quando as luzes indicativas do roteador estão piscando demais, o ideal é comunicar a provedora de Internet porque significa que aquela região está com falhas no seu sinal.
Da mesma forma se comportam os repetidores wifi de IP 192.168.10.1, onde feita uma configuração errada de channel (canal) e pode haver interrupção de sinal por telefones ou outros aparelhos.
Porém, estando tudo estável, é a hora de achar o channel no painel.
Quando o channel ou outras alterações ocorrem no painel de configuração, isso não é logo enviado para os dispositivos móveis.
Por isso, a autenticação pode não ser feita e o smartphone parar de navegar.
Para solucionar, exclua aquela rede nas conexões e depois escolha de novo para que ela seja atualizada.
Não estou conseguindo mudar a minha senha do WiFi, já fiz todos os processos e não entra a página da oi. Instalei o aplicativo do técnico virtual e não resolve nada!