Quem tem medo de falar em público? Ao que indicam as pesquisas online dos brasileiros, muita gente: de acordo com um levantamento da escola de negócios Conquer, que analisou o comportamento digital da população, no último ano, o país registrou um salto de 23% nas buscas por cursos de comunicação e oratória na internet — entre diferentes modalidades de aulas, seus valores e opções gratuitas e à distância.
Em um contexto no qual se expressar assertivamente tem se tornado um importante pré-requisito em diferentes áreas — segundo uma pesquisa da Amcham (Câmara Americana de Comércio), a comunicação será a habilidade que mais definirá os líderes do futuro —, a procura por aulas e treinamentos vem acompanhada de outras buscas em ascensão.
É o caso dos termos “oratória como falar em público” (+52%) e “aula de oratória” (+46%), cujos crescimentos revelam, mais que um obstáculo comum, certa vontade de ultrapassá-lo.
Mas, afinal, o que mais os brasileiros pesquisaram sobre o assunto ao longo de 2025? Quais outras dúvidas e desafios estiveram por trás dos grandes volumes de pesquisa sobre o tema durante esse período? Você encontra as respostas no ranking a seguir, elaborado pela especialista em competências para o mercado de trabalho. Leia mais:
O que é a oratória e por que ela importa (no trabalho e na vida)
Embora as dúvidas sejam comuns, a verdade é que o conceito de oratória é mais simples do que se imagina: em termos gerais, estamos falando da habilidade de comunicar ideias de forma clara, segura e intencional, seja para informar, persuadir ou engajar uma audiência.
Mais do que uma ideia associada a grandes discursos ou apresentações formais, como evidencia a escola Conquer, ter uma boa oratória é fundamental para as mais diversas situações — como reuniões, encontros, entrevistas e discussões em grupo. Na prática, isso envolve dominar aspectos como a estrutura da mensagem, linguagem verbal e não verbal, ritmo, intenção e conexão com os outros.
“Dentro das empresas, sua importância cresce à medida que a comunicação se torna um dos principais diferenciais profissionais”, explica Juliana Alencar, diretora de Marketing da Conquer. “Em um cenário no qual decisões são tomadas com velocidade e equipes dependem de clareza para executar, uma boa oratória evita ruídos, aumenta a influência, melhora relações de trabalho e potencializa resultados”, conclui.
Técnicas para melhorar a própria comunicação
Melhorar a oratória não é questão de “dom”, mas de técnica… e, por isso mesmo, uma habilidade possível para qualquer pessoa.
O primeiro passo, explica a Conquer, é entender que falar bem começa antes da fala: envolve ter clareza sobre o objetivo da mensagem, organizar as ideias de forma lógica e saber adaptar o conteúdo ao público. Quando essa preparação existe, a comunicação se torna mais segura, objetiva e consistente.
“Entre algumas das técnicas utilizadas por especialistas, estão a estruturação da mensagem em três partes (contexto, desenvolvimento e conclusão), o uso de exemplos concretos para tornar a fala mais visual, o controle da respiração para reduzir o nervosismo e a atenção à linguagem corporal, reforçando o que é dito”, compartilha Juliana. “Detalhes como o ritmo, pausas, entonação e escolha de palavras também são essenciais para a construção de uma boa oratória”.
A boa notícia é que parte dessas habilidades podem ser treinadas em casa. Ler em voz alta ajuda na dicção, enquanto gravar áudios ou vídeos facilita identificar vícios de linguagem. Outra dica são as simulações curtas de apresentações (de 30 a 60 segundos), para desenvolver a capacidade de síntese e segurança. Pequenas práticas diárias, como explicar um tema com clareza ou pedir feedback após conversas importantes, aceleram o aprendizado e tornam a evolução perceptível em pouco tempo.
Curso de oratória: como funciona e como escolhê-lo?
Como seu próprio nome sugere, um curso de oratória serve para desenvolver a habilidade de comunicar ideias com clareza e segurança, algo que impacta apresentações, reuniões, entrevistas e conversas do dia a dia. Além de técnicas de fala e estruturação de discurso, ele ajuda o profissional a reconhecer seus pontos fortes e de melhoria, acelerando um desenvolvimento que, sozinho, seria mais lento.
Segundo a diretora de Marketing da Conquer, na hora de escolher onde estudar, a opção por alternativas que aliam teoria, prática e nomes experientes faz toda diferença. “Dentro do Conquer Plus, nosso streaming de cursos online, por exemplo, oferecemos um curso de Comunicação e Oratória com 15 horas de duração, certificação própria e professores com sólida vivência em palco e comunicação. O objetivo é desenvolver não só a técnica, mas a confiança — algo que transforma o modo como as pessoas se expressam e se posicionam profissionalmente”.
Metodologia
Para desvendar as principais dúvidas sobre oratória na internet, foram consideradas mais de 2 milhões de buscas no Google realizadas por brasileiros durante os últimos doze meses. A investigação foi pautada pela expressão “oratória”, “curso de oratória” e suas variações, abrangendo todas as pesquisas relativas ao assunto nas cinco regiões nacionais. Em seguida, os termos mais procurados foram dispostos em um ranking baseado no volume total de buscas ao longo do último ano.
Sobre a Conquer
Fundada em 2016, a Conquer Business School é uma escola de negócios cujo objetivo é transformar a educação corporativa no Brasil, formando profissionais que fazem a diferença.
Nascida da insatisfação com o ensino tradicional, hoje, a empresa conta com dezenas de cursos livres, pós-graduações e imersões práticas voltadas às competências mais exigidas pelo mercado de trabalho, como Liderança e Gestão em Tecnologia — alguns deles com módulos específicos sobre Inteligência Artificial e o suporte de ferramentas de IA, que dão feedbacks personalizados, treinam os alunos e trazem dicas do que melhorar.
Até o momento, mais de 5 milhões de alunos de 125 países já foram impactados por suas aulas, ministradas por nomes de referência nas modalidades online e presencial.