Configuração, Senha, IP de Acesso ao Roteador Padrão

por Pedro Rodrigues

Publicado em

Atualizado em

Os endereços de configuração que os roteadores e os modens de IP 192.168.o.1 aceitam, podem não ser sempre iguais, além de outra dificuldade ser o erro de digitação.


ANÚNCIOS

Os usuários que precisam configurar os equipamentos de diferentes fabricantes podem tentar o 192.168.o.1, por exemplo, mas vão descobrir rapidamente que ele não está dentre os tipos de IP que funcionam, já que está errado.

Outros dois Internet Protocols podem ter sido os geradores desse IP errado: o primeiro é o 192.168.o.1.1, que é o utilizado pelos que navegam com os modens da Oi Velox e o segundo é um tipo de IP mais comum e que diversos internautas usam, sendo o 192.168.o.1.


ANÚNCIOS

Apesar de esses equívocos de Internet Protocol não serem inexplicáveis, dado que as numerações são mesmo semelhantes, é claro que eles vão impedir que a configuração e que o estabelecimento da senha sejam realizados.

Para evitar, é importante que os usuários não escrevam na barra de navegação, para que o 192.168.o.1 não apareça: escolhendo algum dos IP que foram citados, ele precisará ser copiado.


ANÚNCIOS

A configuração que o 192.168.o.1 pede começa pelo “mode” e depois passa para a parte de wireless. Se o internauta sabe configurar mais artes nesse intervalo, ele pode achá-las nas abas do roteador e também nas do modem.

No caso do “mode”, o que os usuários do 192.168.0.1 vão selecionar é o chamado PPPOE, não devendo selecionar qualquer outro se o manual de instruções não é explícito.

É difícil que o equipamento deixe o internauta liberado para determinar sozinho o “mode”: se não for o PPPOE, ele vai citar outro.

Como funciona a senha para o 192.168.0.1?

Todas as áreas da configuração vão depender de uma senha: se ela não existir, os usuários não vão ao painel e ela, geralmente, é feita rapidamente pelos próprios internautas, que também fazem o seu nome de usuário.

Na página de configuração, que é a primeira antes de as abas aparecerem, essas pessoas vão escrever que senha e que nome de usuário desejam, registrando-os.

Depois, eles reutilizarão esse login a cada vez que precisarem configurar alguma coisa.

Há circunstâncias, contudo, em que o nome de usuário e a senha vêm prontos: a etiqueta é onde eles vêm escritos, além de alguns manuais de instrução também trazê-los.

É claro que é proibido logar-se usando outro tipo de acesso se a fabricante já enviou um: isso será até inútil, porque o sistema de configuração não vai reconhecer.

Você pode se interessar:

Se os internautas perderam a etiqueta ou o manual e não se lembram do login, é preciso fazer contato com a fabricante e pedir para que ela dê um login novo.

Para emergências, no entanto, o login administrativo resolve: ele é o “admin” e é recomendado para esse tipo de contexto.

Basta que o internauta coloque-o onde seriam escritos a senha e o nome de usuário e faça o seu acesso normalmente.

No entanto, ainda vai ser necessário falar com a fabricante, já que o acesso administrativo não é algo para ser usado sempre: ele é algo que deixa o roteador ou o modem bastante fáceis de serem invadidos.

Como o 192.168.o.1 funcionará para a configuração de wireless?

A configuração de wi-fi vai ser realizada a partir das abas do painel de configuração, sendo elas mostradas pelo 192.168.o.1.

Localizando a aba na qual se tem essa possibilidade, o internauta vai decidir se ele quer que uma chave de segurança seja registrada, ou seja, se ele preciosa que a rede tenha senha.

Após decidir isso, ele vai definir também como a rede vai se chamar. Existem duas observações referentes a essa configuração: no caso da senha, ela pode ser tanto retirada quanto inserida na hora em que o internauta preferir.

Para o nome da senha, é preciso que ele use alguma coisa que ele próprio vai reconhecer: com isso, ele não confundirá a sua rede wireless.

É válido destacar que o “admin” não funciona como emergência para quando a chave de segurança do wireless é perdida.

Esse login é unicamente aceito pelo painel de configuração e os indivíduos que fizeram uma chave de segurança de wi-fi e a esqueceram vão ter de, provavelmente, formatar.

Existem provedores de Internet que podem ajudar os internautas a criar outra senha, mas a formatação também pode ser usada, especialmente para os indivíduos que acham fácil configurar e que preferem esse procedimento a ter de ligar para a provedora.

192.168 o 1 - Configuração do Roteador e Modem WiFi
192.168.o.1-configuração

Como funciona a formatação com o 192.168.o.1?

Esse endereço de Internet Protocol também participa das formatações porque ele permite que a aba com o restore seja usada.

Esse “restore” é um botão para que o usuário clique e, fazendo isso, todo o roteador seja configurado. Esse processo é muito mais rápido que o que os roteadores antigos usam: o de ficar apertando por 20 segundos um pequeno botão.

Na verdade, o problema maior é que alguns roteadores mais velhos, além de modens, não têm um botão “para fora”: ele é apenas um furo e tem-se de usar algo fino para fazer a formatação.

Destaca-se que, para os modens, o botão “restore” quase nunca está nas configurações e só o método externo é usado.

Realizando a formatação, a rede wireless que se configurou com o 192.168.o.1 não funcionará mais, além de qualquer outra coisa configurada. Na verdade, tudo vai ser apagado e a rede wi-fi nem mesmo vai ser visualizada nos dispositivos móveis.

Os usuários vão abrir de novo algum navegador e acessar outra vez o 192.168.0.1: o nome de usuário e a senha vão ser recolocados e a totalidade das configurações vai ser refeita, incluindo-se aqui o “mode”.

Depois da formatação, indica-se que o usuário desligue o seu dispositivo móvel e o religue para assegurar que aquela rede vai ser apagada. Se ela ainda aparecer, pode-se clicar em “esquecer rede”.

O processo para a reconexão vai ser igual: a nova rede wireless vai ser achada, inclusive pelas ferramentas do dispositivo móvel, clica-se e, se obrigatório, insere-se a chave de segurança que o internauta criou.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carregando…