Dicas: quais os sinais de que sua geladeira está com problema

Desde ruídos até mesmo congelamento estranho, o eletrodoméstico costuma indicar de maneira bem clara quando está com algum defeito, mas é preciso olhar com atenção


ANÚNCIOS



A geladeira é um eletrodoméstico presente em praticamente todos os lares brasileiros. Indispensável para o dia a dia, esse equipamento ajuda na conservação de alimentos, garantindo a segurança alimentar. E, por conta dessa importância para o lar, é preciso prestar muita atenção aos sinais que ela dá quando não está bem. 

Ignorar essas coisas pode resultar em prejuízos e até mesmo em aumento do valor da conta de luz no final do mês. Entender e saber agir quando esses alertas aparecem é fundamental para evitar danos maiores.


ANÚNCIOS



Por que a geladeira está gastando muita energia?

Quando a conta de luz começa a aumentar repentinamente, pode ser por conta de uma falha na geladeira. Isso acontece porque, quando o eletrodoméstico começa a perder eficiência, o compressor, responsável por manter a temperatura interna do equipamento, começa a trabalhar mais, aumentando exponencialmente o consumo de energia. 

Esse problema pode acontecer por diversos fatores, como:

  • no caso de a borracha da porta estar ressecada ou solta, fazendo com que o ar frio escape e o motor precise compensar o resfriamento interno;
  • quando há excesso de gelo no congelador, impedindo a circulação apropriada do ar, o que faz com que o compressor opere de forma mais intensa;
  • geladeiras encostadas em paredes ou próximas a fontes de calor, como fogões, precisando gastar mais energia para manter a temperatura ideal;
  • poeira acumulada na serpentina ou filtros obstruídos, elevando o consumo de energia do equipamento.

Problemas comuns em geladeiras

Saber identificar e entender os sinais que a geladeira dá pode evitar o descarte prematuro e até mesmo gastos fora de hora e desnecessários. Por isso, é preciso prestar atenção aos seguintes sinais que vêm do equipamento:

  • muito barulho ou batidas podem significar que o compressor ou o ventilador interno está com problemas;
  • o congelamento de alimentos na parte inferior e o derretimento no freezer não são comuns, e podem indicar o mau funcionamento do termostato; 
  • no caso de mau cheiro, caso ele persista mesmo após uma limpeza meticulosa, pode significar que a circulação de ar ou os componentes elétricos estão com defeito;
  • apesar de simples, quando a luz interna não acende mais, pode indicar não somente a necessidade de trocar a lâmpada, como também um problema no circuito elétrico.

Quando esses sinais acabam se tornando frequentes, é preciso avaliar se o reparo compensa. Segundo técnicos da área, em entrevista ao portal Pioneiro, caso a reposição das peças não ultrapasse 35% do preço de uma geladeira nova, a reforma compensa. Contudo, caso fique mais de 50%, comprar um aparelho novo é a melhor opção.

Vale a pena trocar a geladeira?

No caso de os problemas persistirem mesmo após a manutenção, investir em um novo equipamento pode ser a melhor solução. É possível encontrar modelos eficientes e econômicos de geladeira Black Friday por preços muito atrativos. 

Porém, antes de tomar a decisão, é preciso levar em conta a idade do aparelho, já que modelos com mais de dez anos consomem mais energia. Ademais, também há custos com manutenção, além de eficiência energética e selo de desempenho do novo modelo. 

Portanto, prestar atenção aos sinais que o equipamento apresenta pode promover a substituição da geladeira no momento certo. Dessa forma, é possível ter mais economia e até mesmo contribuir para um consumo de energia mais sustentável.


ANÚNCIOS