[Problemas do WhatsApp]: Quais os principais problemas e suas soluções

Desde seu lançamento em fevereiro de 2009, até o presente momento, o WhatsApp já conta com cerca de 2 bilhões de usuários.

Porém mesmo sendo um aplicativo muito eficiente e um dos mais requisitados, ele geralmente apresenta algumas falhas.

Hoje iremos falar sobre algumas delas e como resolvê-las os principais problemas do WhatsApp.

Problemas com fotos, vídeos e áudios

Vira e mexe, alguns usuários relatam problemas para enviar fotos e vídeos em suas conversas. 

Existem diversos motivos que ocasionam esse problema, como por exemplo problemas de conexão com a internet, data e hora incorretas e armazenamento interno cheio. 

  • Primeiro, verifique a conexão de sua internet. Faça isso tentando mexer em outros aplicativos que também precisam de internet para funcionar (o Google, por exemplo). Se a internet funcionar em outro app, o problema é do aplicativo WhatsApp mesmo.
  • Veja se seu celular está no modo avião ou está com o wi-fi ou dados móveis desligados. O modo avião desliga automaticamente o wi-fi e os dados móveis do celular. 
  • Analise o status do sistema para ter certeza se o aplicativo está funcionando da maneira certa. 
  • Verifique se seu celular não está no modo de economia de bateria. Esse recurso dificulta muito o uso da internet no celular. Alguns aplicativos simplesmente não funcionam ou apresentam mau funcionamento, isso porque esse modo restringe o uso de internet para aplicativos de segundo plano.

E para desativar essa função, basta clicar no ícone de bateria que fica na barra de notificações ou ir nas configurações, procurar por bateria e clicar na opção para desativar.

  • Algumas vezes, geralmente após formatar um celular ou quando o usuário adquire um novo smartphone, aparece a seguinte mensagem: “Aguardando por mensagem. Pode ser que isso demore alguns minutos.” 

Esse problema está relacionado com a criptografia do aplicativo, isso porque a pessoa que está à enviar a mensagem tem que estar online para que a mensagem seja criptografada e enviada ao destinatário, então quando isso ocorrer, você vai conseguir visualizar a mensagem assim que o usuário ficar online no aplicativo. 

Também há muitos casos de problemas do WhatsApp no Brasil todo e alguns usuários pensam que não. 

Para saber se o problema é único ou no Brasil todo, você pode dar uma olhada no Google e ver se tem alguma matéria sobre o WhatsApp postada em poucos minutos ou no mesmo dia.

Problemas do WhatsApp: Quais os principais problemas e suas soluções

Mensagens do WhatsApp sendo apagadas sozinhas

Outros usuários vêm relatando ter suas mensagens excluídas sozinhas, inclusive os status. 

Para solucionar esse problema, acesse as configurações de seu celular, na aba de aplicativos, localize o WhatsApp, selecione a opção armazenamento e clique nas opções “limpar cache” e depois “limpar dados”. 

Antes de realizar esse processo, faça o backup e salve os contatos, pois a limpeza de dados apaga absolutamente tudo do WhatsApp.

Não receber o código de verificação

Esse problema acontece quando o usuário está criando sua conta no WhatsApp. Após adicionar o número, o WhatsApp envia um código de verificação que o usuário precisa inserir para poder usufruir do aplicativo. 

Caso a mensagem não chegue, selecione a opção “Me ligue” e aguarde uma ligação com o código.

“Infelizmente, o WhatsApp parou”

Geralmente essa mensagem aparece quando o celular do usuário está muito sobrecarregado e lento.

Mas existe uma solução que o usuário pode fazer sem que precise formatar todo seu celular e perder coisas importantes. Basta ir nas configurações e clicar em armazenamento e selecionar “Limpar cache”.

Falta de espaço no aparelho

A falta de espaço no dispositivo, faz com que o WhatsApp não envie e nem receba mensagens. 

Infelizmente para solucionar esse problema, o usuário vai precisar desinstalar alguns apps, apagar alguns arquivos de mídia ou formatar seu celular.

Data e hora incorretas

Esse é um probleminha frequente no aplicativo e acontece quando o usuário está com a data e/ou horário incorretos no aparelho. Para solucionar isso basta corrigir a data e hora nas configurações do aparelho.

Mídia fosca e impossibilitada de ver

Quando isso acontece, o WhatsApp mostra a seguinte mensagem: “Desculpe, este arquivo não existe em seu dispositivo”, isso acontece por em algum momento, talvez sem querer, você apagou a imagem de sua galeria, e isso consequentemente apagou de sua conversa. 

A única forma de ter essa imagem ou vídeo de volta é pedindo ao usuário que te envie a mídia novamente.

As dicas de resolução de problemas foram retiradas do site Clube do Wi-Fi e compartilhadas aqui no intuito de ajudar.

Se ficou com alguma dúvida sobre os principais problemas do WhatsApp comente abaixo, iremos responder o mais breve possível. 

Deixe um comentário